Dentre os emergentes, o Real foi a 6ª moeda que mais se desvalorizou frente ao dólar em 2020, caindo 22,4%, ficando atras das moedas da Venezuela, Seychelles, Zâmbia, Argentina e Angola, como mostra a tabela: 

Foto: Divulgação

Diante dessa alta valorização, será que ainda vale a pena investir na moeda americana?

A força do dólar

Acredito que seja de conhecimento da maioria que o dólar é uma moeda forte e que ela é aceita como moeda oficial para as transações internacionais. Tudo começou no ano de 1945, através de um acordo firmado entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, onde o dólar passou a ser utilizado na negociação do petróleo

O aumento da demanda do produto fez com que aumentasse a demanda pelo dólar, isso fez com que a moeda se valorizasse cada vez mais e esse é um dos motivos que fazem com que ela não perca sua força diante das crises.

Agora que você conheceu mais sobre a moeda, vamos descobrir qual o seu papel na sua carteira de investimentos?

Proteção 

Proteção ou hedge da carteira é uma ferramenta utilizada para proteger seus investimentos nos momentos de crise, reduzindo as oscilações causadas pelas incertezas do mercado. Várias estratégias podem ser utilizadas para esse fim, mas aqui, vamos nos ater ao Dólar.

Em momentos de crise, os investidores, com receio, deixam de investir em países emergentes, como o Brasil, e procuram economias mais sólidas. Dessa forma, há uma grande saída de capital estrangeiro do país, causando um desequilíbrio na oferta e demanda. Ou seja, como a quantidade de dólar no país reduz, o seu preço aumenta. 

Ibovespa x Dólar 

Foto: Divulgação

Ibovespa e o dólar têm uma correlação inversa – mas o que isso quer dizer?

Significa que quando aumenta o número de investidores estrangeiros no Brasil, a bolsa valoriza e. em contrapartida, o dólar se desvaloriza, uma vez que aumenta a oferta da moeda no país. O cenário contrário tem o mesmo racional.

Essa descorrelação entre o Ibovespa e a moeda americana traz um maior equilíbrio para seus investimentos, uma vez que as quedas na bolsa podem ser compensadas pela alta do dólar, e vise versa. 

Diversificação

Diversificação: esse é o segredo para uma carteira ter um bom desemprenho ao longo do tempo. Através dela, é possível compensar a perda de um ativo com o ganho de outro. Não basta diversificar em classes de ativos, a diversificação geográfica também é muito importante.

Afinal de contas, o mercado acionário brasileiro é muito pequeno, em comparação ao resto do mundo, sem contar nosso histórico de instabilidade econômica e política. 

Quando investir?

Não temos como saber o momento exato para comprar a moeda, afinal, assim como as ações, não sabemos quando vai chegar ao seu menor preço. Mas quando a economia anda mal, quando há indícios de crise, pode ser o momento ideal. 

No entanto, a ideia desse artigo não é fazer trade de dólar, mas sim mostrar a importância de ter o ativo na carteira, SEMPRE

Então, se você ainda não tem parte de seu patrimônio dolarizado, o momento ideal para começar a investir é agora e sempre.

E aí, agora que você conheceu sobre o poder do dólar no mercado e nos investimentos, vai continuar mantendo sua carteira 100% em moeda local? Converse com os assessores da Real Invest, temos uma grande variedade de produtos para você.