Em busca de alto ganho em um curto espaço de tempo, muitos investidores vêm aderindo ao day trade. Segundo dados da CVM, 300 mil pessoas fizeram pelo menos uma operação no ano de 2020, isso representa um crescimento de 50%, em relação a 2019. 

Mas não se engane, essa operação não é tão fácil quanto tentam vender que é. Para ser trader é necessário ter tempo, foco, conhecimento de mercado, equilíbrio emocional e tolerância a risco. Sendo assim, é uma modalidade que deve ser utilizada por investidores experientes e arrojados.  

Se quiser conhecer mais sobre o assunto do momento, continue lendo esse artigo. 

Foto: Divulgação

O que é Day Trade?  

Day Trade é uma operação realizada em bolsa, onde se compra e vende um ativo no mesmo dia. Essa operação pode durar horas ou minutos. A ideia é comprar um ativo e vender a um preço maior do que comprou, então foco no monitor. 

Os ativos podem ser ações, opções ou contrato futuro. No entanto, o mais comum é que a operação seja feita com ações. 

Para ser um Trader  

Qualquer pessoa pode se tornar trader, afinal de contas, quem não quer obter lucro em questão de minutos. Basta abrir uma conta em uma corretora e ter margem de garantia. 

Para comprar e vender as ações, você não precisa ter o recurso financeiro que está sendo movimentado. O CDB, tesouro direto, saldo em conta e as ações, que você tenha, funcionam como garantia.  

Possibilitando que você negocie um recurso maior que o de fato você tem disponível, é o que chamamos de alavancagem. Te chamo a atenção para essa possibilidade, afinal, se por um lado aumenta suas chances de obter um maior lucro, também aumenta as chances de ter grande prejuízo.  

Análise técnica  

Comprar uma ação e rezar para que ela suba não é a forma correta de operar, você precisa saber o que está fazendo. É necessário acompanhar os noticiários e dominar a análise técnica. Também conhecida como análise gráfica, representa o comportamento do investidor ao longo do tempo. É uma forma de prever o que vai acontecer com uma ação através de gráficos que levam em consideração os acontecimentos do passado.  

Através dele, é possível observar em qual momento o investidor fica mais otimista e em qual fica mais pessimista com determinada empresa. Quem opera utilizando a análise técnica tem como objetivo encontrar uma tendência e operar a favor dela. 

 Gerenciando os riscos 

Uma vez que você tem conhecimento sobre análise técnica, você precisa traçar uma estratégia, definir o % de ganho satisfatório e o de perda tolerável de cada operação. O stop Loss é uma ferramenta de gerenciamento de risco que deve ser utilizada no day trade. Quando o ativo chegar a um determinado valor, automaticamente será vendido, limitando, desta forma, o seu prejuízo.  

A mesma coisa deve ser feita quanto ao lucro. Quando o ativo atingir determinado valor, e você obter o lucro desejado, automaticamente o papel é vendido, essa ferramenta é conhecida como Stop gain. Essas ferramentas são essenciais para controlar a ganância e a euforia do mercado. 

 A outra face do day trade 

Como comentei logo no início desse artigo, o day trade não é tão simples como parece. De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, 97% dos traders que operaram entre 2012 e 2017 tiveram prejuízo. Dos que tiveram lucro, 2,6% ganharam menos de R$ 300,00 por dia. Outro dado interessante é a taxa de desistência. No universo de 98.378 investidores, apenas 554 persistiram por mais de 300 pregões e dos que persistiram, apenas 1% teve algum lucro.  

Com esses dados, os pesquisadores concluíram que os operadores não melhoravam com o tempo, pelo contrário, a taxa de sucesso caia ainda mais à medida que os pregões avançavam. Se o day trade dependesse de habilidade, o certo seria os resultados irem melhorando à medida que fossem praticando. Para os pesquisadores Bruno Giovannetti e Fernando Chague, day trade é cassino, tem mais sorte envolvida do que técnica.  

 Vende-se curso 

Mas se o percentual de sucesso é tão baixo, por que o número de traders vem crescendo tanto? O motivo são os cursos, com professores mostrando uma vida de luxo, obtida através dos ganhos que tiveram, em curtíssimo tempo, com as operações. Bem, isso é o que é dito.   

Basta pesquisar no google, está na propaganda no youtube, são vários cursos que vendem esse sonho, que é possível ficar rico em pouco tempo e que eles vão te ensinar o caminho do ouro. Quem não gostaria que assim fosse? Como vimos na pesquisa da FGV, o percentual de sucesso é muito baixoA grande maioria amarga grande prejuízo.