O Comitê de Política Monetária (Copom) é o órgão que define a taxa básica de juros da economia – a Selic. A cada 45 dias a taxa vira notícia nos principais veículos de informação, pois todos querem saber:  O copom manteve, elevou ou diminuiu a taxa?

Foto: Divulgação

Mas, por que a taxa Selic é importante? e para quem?

A Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, sistema que documenta, custodia e liquida os títulos públicos que são emitidos pelo Tesouro Nacional. É através dos títulos públicos que o governo federal consegue recursos para financiar projetos e pagar suas dívidas. Porém, até hoje, a principal forma de arrecadação pública é pelos impostos.

A taxa é uma orientação para o mercado de crédito. Se a taxa está alta, se espera que os empréstimos e financiamentos fiquem mais caros e o inverso também acontece, se há diminuição da taxa, fica muito mais atrativo as linhas de crédito. Isso ocorre porque as instituições bancárias apoiam-se na taxa para fazer empréstimos interbancários (entre bancos) e aplicam em títulos públicos.

A taxa de câmbio também é influenciada. Se as taxas brasileiras estão altas, isso significa maior retorno para os investidores estrangeiros que investem na moeda brasileira, isso tende a aumentar a circulação do dólar e diminuir o valor desta moeda frente ao real. Com o valor do dólar

Por que o investidor deve se atentar a isso?

É do conhecimento do investidor que os títulos públicos são os mais seguros dos investimentos, mas muitos não entendem o porquê que ainda pode perder dinheiro aplicando neste ativo.

Dentro das possibilidades de investimentos em títulos públicos, temos título pré-fixado, atrelado a inflação e pós-fixado. A orientação em um desses está relacionada à expectativa do mercado frente a taxa Selic.

Podemos separar, de modo geral, os investimentos em renda fixa e em renda variável e estas áreas possuem relações inversas entre elas. Isso significa que, por diversas vezes, enquanto há uma atratividade maior para renda fixa, há um movimento decrescente frente a renda variável e vice-versa.

O investidor deve sempre contar com o assessor de investimentos para buscar as melhores alocações frente às mudanças de mercado. A Real Invest possui um time de inteligência para alocação e acompanhamento junto ao cliente, além de contar com suporte do assessor.