Com as competições olímpicas, ficamos impressionados com os feitos alcançados por esses atletas que representam tão bem suas nações. Através de competições que reúnem os melhores dos melhores em cada categoria. É claro, o desempenho desses atletas é resultado de treinamentos exaustivos e repetitivos em busca da perfeição.

Foto: Divulgação

No mercado financeiro, essa analogia é válida. Os profissionais mais bem sucedidos no mercado financeiro têm algumas características em comum: experiência, dedicação e muito estudo. Todas essas características são cobradas na moeda de troca comum a todos nós: o tempo. A riqueza material pode ser facilmente comparada através de cifras. Mas eu te provoco a pensar: Qual a semelhança entre os bilionários e você? O tempo. Todos nós temos as mesmas 24 horas por dia.

Isto posto, já imaginou poder contar com as mentes mais brilhantes do mercado cuidando do seu dinheiro? É exatamente essa a proposta dos fundos de investimentos. Esses produtos de investimentos são alternativas para acessar diversos mercados e estratégias sofisticadas. E o gestor tem um objetivo muito importante, gerar resultado e dinheiro para o cotista.

Com o surgimento das plataformas abertas de investimentos, como no caso da XP Investimentos, os gestores independentes foram ocupando um espaço importante no mercado financeiro. Suas estratégias, na maioria dos casos, já consolidadas em grandes bancos e restritas para um pequeno grupo de investidores de altíssima renda e instituições passaram a ser uma realidade no dia a dia dos investidores brasileiros, como pessoa física.

Obviamente, quando estamos selecionando os atletas que irão nos representar, precisamos avaliar a consistência de resultados, desempenho, disciplina e obstinação pela vitória. Não é diferente quando pensamos em fundos de investimentos. Mas quem escolhe os “melhores” gestores? Através da XP Investimentos, temos acesso a inúmeros de fundos de investimentos. Entretanto, na Real Invest, conversamos diariamente com diversos gestores, com as mais variadas estratégias para oferecer as melhores alternativas para os investidores.

Nessa escolha, é extremamente importante compreender aspectos qualitativos e quantitativos. No aspecto qualitativo, qual a estratégia do gestor? Quais são os envolvidos no processo decisório? Qual o tamanho do patrimônio que a estratégia comporta e senioridade do time? Aspectos importantíssimos para entender o entrosamento da equipe. No aspecto quantitativo, desempenho histórico, quantidade de cotistas, patrimônio médio, diversificação do passivo do fundo e como o fundo faz gestão de risco.

Dentre as estratégias, existem fundos de renda fixa que buscam gerar os melhores retornos nessa classe de ativos. Os gestores fazem um trabalho cuidadoso e diligente na análise e seleção das alternativas que combinam a melhor relação risco x retorno. O grupo da renda fixa é generalista, nele existem os fundos de debêntures incentivadas, inflação, prefixados, DI etc. O investidor tem muitas alternativas.

Foto: Divulgação

Os fundos multimercados buscam gerar os melhores resultados atuando em mercados de renda fixa, ações, câmbio e internacionais. Nesse caso, a análise é mais complexa e extensa. O gestor precisa entender o melhor momento de aumentar em ações, diminuir em renda fixa, por exemplo. No caso desses fundos, o objetivo é conseguir ganhar mais dinheiro que na renda fixa tradicional com um risco menor que no mercado de ações.

Os fundos de ações buscam fazer uma análise e seleção das melhores oportunidades na bolsa de valores, tudo isso para conseguir superar seu índice de referência, na maioria dos casos, índice bovespa. Então, nesse segmento, existem fundos que focam na seleção de empresas de grande porte, como por exemplo as multinacionais brasileiras e, há fundos que focam em empresas de menor porte, que estão em fase de expansão e consolidação.

Por fim, existem os fundos internacionais. Esses conseguem diversificar em ações que são listadas em bolsa americana, chinesa, europeia etc. A grande vantagem é que a equipe de gestores está verificando as frentes de negócios que serão exploradas e a saúde financeira dessas empresas. Nesse caso, o cuidado precisa ser maior, além da análise dos números dessas empresas, precisam também avaliar o desempenho dos gestores no aspecto qualitativo. Dessa forma, contar com o auxílio desses profissionais na perseguição da liberdade financeira se torna importante. Uma equipe dedicada para gerar retorno para os seus cotistas é o principal objetivo dos gestores dos fundos de variadas estratégias. Da mesma forma que você espera que os melhores atletas estejam nas olimpíadas nos representando enquanto nação, por que não contar com os melhores profissionais do mercado para te ajudar a ganhar dinheiro no mercado financeiro?